21 de novembro de 2018

"Caipirinha" de saquê. Pode isso, Arnaldo?


Poder até pode, mas não deve pois, além da legislação brasileira dizer que a "Caipirinha é a bebida típica brasileira, com graduação alcoólica de 15 a 36% em volume, a 20°Celsius, obtida exclusivamente com Cachaça, acrescida de limão e açúcar." (decreto nº 4.851, de 2 de outubro de 2003), o drink verde e amarelo é também indexado pela International Bartenders Association com estes, e apenas estes, ingredientes.
http://iba-world.com/
A IBA, como é conhecido o órgão no mundo da coquetelaria, possui associações nacionais afilhadas em inúmeros países que seguem suas orientações como a Associação Brasileira de Bartenders - a nossa ABB.
https://www.assbb.org.br/
Mas antes que você se irrite e diga que essa gente é muito chata e fica regulando até sua sagrada caipirinha do churrasco de domingo, saiba que estas associações e os adeptos das artes da coquetalaria incentivam através de campeonatos, não só os malabarismos vistos em filmes (modalidade chamada de "flair") como também a criação de novos drinques, através da infinita combinação de sabores, consistências, cores e aromas.
Então fique à vontade para fazer seu drinque com saquê ou o que mais sua imaginação mandar, mas aproveite para batizar com seu nome pois a legítima Caipirinha é feita com os mesmos ingredientes misturados do mesmo modo, na mesma quantidade e na mesma consistência em todo o mundo.

Batido, não mexido!

Falando em ingredientes e modo de mesclar, os apreciadores dos filmes de 007 - James Bond, lembrarão que parte do charme do espião ao pedir seu drink "Dry Martini", se deve a seu modo singular, não apenas nos ingredientes (pois acrescenta vodka), mas principalmente à maneira de misturar de seus componentes.
Assim teremos drinks que são misturados em coqueteleiras, sendo chacoalhados (batidos=shaken) e outros que serão gentilmente revolvidos com uma colher apropriada (mexidos=stirred).
Cabe lembrar que o Dry Martini, indexado pela IBA  prevê apenas Gin e Vermute Seco, cuidadosamente mexidos (e não batidos), finalizado com sumo de uma casca limão e decorado com uma azeitona, please.

Saúde ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidos