22 de novembro de 2018

BLACK FRIDAY


Considerando a dificuldade que tenho em organizar e fidelizar acúmulo de milhas, sou uma entusiasta das compras de viagem na Black Friday. Consegue-se o melhor preço do ano sem a matemática dos pontos, com o bônus de que os mega descontos não geram bonificações – sim, é um alento saber que já consegui o melhor preço possível sem o estresse de ter que direcionar os pontos para este ou aquele programa.
Há mais ou menos 3 anos comecei a levar mais a sério a tarefa de buscar promoções na internet para comprar viagens. Como a maior parte dos meus interesses estão nas viagens
ao exterior, foquei nas pesquisas da Black Friday americana. Já pude comprovar que a Black Friday por aqui caminha devagar; descontos durante o ano, como o dia do consumidor por exemplo, costumam ter preços mais atrativos. Nos sites americanos, entretanto, tenho constatado que a Black Friday é imbatível.
Historicamente a Black Friday nos EUA sempre foi um dia de compras no varejo físico: a sexta-feira logo após o dia de Ação de Graças. O sucesso das vendas on-line criou o conceito de Cyber Monday. Mudemos a nomenclatura, mas não o foco: as vendas promocionais de passagens aéreas, hotéis e pacotes turísticos concretizam-se muito mais no mundo virtual do que em qualquer outro meio hoje em dia. Mas não se deixe enganar: embora o nome sugira que as promoções iniciam-se apenas na segunda-feira pós Black Friday, muitas promoções já estão disponíveis desde a segunda-feira anterior ao feriado de Ação de Graças.
Para aqueles que conseguem ler um mínimo em inglês, sugiro alguns sites e blogs que disponibilizam as promoções verdadeiras, algumas vezes comentadas. Um dos meus favoritos é o Extreme Hotel Deals, site de viajantes reais, que postam promoções testadas, rogando aos leitores que denunciem eventuais anúncios enganatórios. Outro site que também utilizo muito é o Family Vacation Critic. Esse já é mais informativo, sem a preocupação de checar a fundo a efetividade das promoções, entretanto é atualizado com frequência, possuindo uma boa gama de promoções ao redor do mundo. Buscas na internet revelam bons artigos direcionativos sobre Black Friday/Cyber Monday no The New York Times, The Sun, entre outros jornais e tabloides.
Fato é que a Black Friday e a Cyber Monday não são só uma sexta e segunda-feiras. As promoções começam muitas vezes uma semana antes, e com frequência estendem-se até a semana seguinte. Vale ressaltar ainda que as promoções geralmente são lançadas em lotes, então se você não conseguir aquela tarifa numa primeira tentativa, repita a operação de tempos em tempos que há grande chance dela reaparecer. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidos